HISTÓRIA DA COCA COLA


A história da Coca-Cola inicia com a chegada do farmacêutico John Pemberton na cidade de Atlanta nos Estados Unidos, logo após a Guerra Civil americana. Ele havia acabado de participar da guerra e estava disposto a mudar de vida, em busca de uma nova clientela que comprasse suas ideias e medicamentos.

Por não ter nenhuma habilidade em vendas, sempre fracassou em suas criações, até conhecer o contador Frank Robinson, que acaba tornando-se sócio.

1884 – Foi lançada a bebida alcoólica chamada “Pemberton's French Wine Coca”, anunciada como uma bebida intelectual, vigorante do cérebro e tônica para os nervos, sendo, inicialmente uma mistura de folhas de coca, grãos de noz-de-cola e álcool.

1886 – O puritanismo religioso estava em alta e havia todo um movimento antiálcool. Nenhuma mulher ou homem decente poderia ser visto em lugares que fornecessem esse tipo de bebida. Neste mesmo ano, todos os estabelecimentos que vendiam álcool foram fechados e Pemberton e Robinson se viram na procura por outro produto que lhes rendessem dinheiro.

Naquela época existiam os chamados “Pontos de Vendas”, lugares aonde pessoas iam após as compras, para se reunir e tomar sorvetes e xaropes misturados com água carbonada nos mais diferentes sabores, e que possivelmente acabaram dando ideias para a produção de um novo produto.

Tentando se encaixar neste novo padrão, Pemberton passou meses no porão de sua casa em Atlanta, adicionando ingredientes à água carbonada para fazer um xarope e, mandando amostras para a “Jacob’s Pharmacy”, para testar a opinião dos clientes.

No dia 8 de maio era vendida a primeira bebida conhecida atualmente como Coca-Cola, nome posteriormente dado por Frank Robinson, que utilizou a sua própria caligrafia para fazer o logotipo. O produto era um xarope com água carbonada, servidos em copos de vidro e misturados na hora de servir.

1887 – Em seu primeiro ano de operação foram vendidos somente 25 galões de Coca-Cola, o que correspondia a 9 copos por dia, o que rendeu 50 dólares, tornando-se um prejuízo.

1888 – Devido a problemas de saúde e financeiros, Pemberton foi obrigado a vender a fórmula, pelo total de 1.750 dólares e, acabou falecendo, no dia 16 de agosto, dois anos após ter inventado a bebida que acabaria por se tornar um dos maiores símbolos americanos. No mesmo ano, Frank Robinson procura pelo empresário e farmacêutico Asa Griggs Candler que acaba comprando a fórmula por 2.300 dólares.

De 1891 a 1920


O empresário Asa Griggs Candler acreditava no produto e queria que a Coca-Cola fosse conhecida.
Naquela época, não existiam meios de comunicação nacionais e, a grande maioria dos consumidores encontrava-se isolados nas pequenas cidades do interior que visitavam as grandes cidades. Uma das formas encontradas foi o contratar pessoas para distribuir cupons que davam o endereço e um brinde, experimentar de graça a Coca-Cola, fazendo com que os estabelecimentos fossem procurados.

Candler também acaba disponibilizando outros brindes nos estabelecimentos, como calendários e posters que serviam como uma forma dos consumidores olharem para o nome da Coca-Cola e lembrar onde compraram.

1893 – No dia 31 de janeiro a marca Coca-Cola foi registrada.

1894 – No dia 12 de março Coca-Cola foi vendida pela primeira vez em garrafas de vidro em uma loja de doces em Vicksburg, Mississippi, usando garrafas de vidro que vinham com a marca da companhia de engarrafamento em auto-relevo, a “Biedenharn Candy Company”. O dono da engarrafadora, Joseph A. Biedenharn ficou impressionado com as vendas e relatou o caso para Asa Griggs Candler, que não teve nenhum interesse em comercializar a Coca-Cola em garrafas.

1895 – A forma de promoção agressiva adotada por Candler acabou funcionando, a marca Coca-Cola já contava com três fábricas que engarrafavam o produto nas cidades de Chicago, Dallas e Los Angeles.

1897 – Começa a internacionalização da Coca-Cola, chegando no Canadá, e no México.

1899 – Dois advogados de Chattanooga, Tennessee Benjamim Franklin Thomas e Joseph Whitehead propõem á Candler que fizessem o engarrafamento em larga escala. No início Candler questionou a estava em dúvidas quanto ao engarrafamento da bebida, mas os dois negociantes que propuseram a idéia foram tão persuasivos dizendo que as pessoas poderiam levar para casa. Um contrato foi firmado dando controle total do procedimento à Thomas e Whitehead para engarrafarem a Coca-Cola, e que excluía Joseph A. Biedenharn deste processo.

1902 – Coca-Cola passa a ser vendida em garrafas com “tampa coroa”, até então, era comercializada em garrafas com tampa de rolha.

1909 – Nos Estados Unidos, cerca de 400 fábricas já engarrafavam a Coca-Cola, sendo, a maioria delas era de propriedades de empresas familiares. Algumas foram abertas somente nos meses de clima quente, quando havia maior demanda do produto.

1915 – Com tantas cidades engarrafando e distribuindo o produto, começaram a surgir as primeiras falsificações. Comerciantes começaram a engarrafar outros produtos com o rótulo parecido com o da Coca-Cola, naquela época, não existia diferenciação dos produtos, somente o rótulo, que era facilmente removível.

1916 – É realizado um concurso para escolher um novo design para a garrafa da Coca-Cola. O projeto vencedor foi do projetista Raymond Louise da cidade de Terre Haute, estado de Indiana. Sua inspiração foi no formato da fruta do Cacau. A garrafa foi patenteada no estatuto de marcas dos Estados Unidos.

1918 – No final do ano, Candler vende a empresa por 25 milhões de dólares para um grupo de investidores liderados por Ernest Woodruff e WC Bradley.

1919 – O design de garrafa escolhido em 1916 já estava em todas as fábricas, dando originalidade ao produto e evitando a pirataria. Neste mesmo ano foram abertos fábricas na Espanha, na Bélgica, na França, na Itália, na Guatemala, em Honduras, no Peru, na Austrália e na África do Sul.

1920 – Mais de 1000 empresas engarrafadoras realizam a produção e distribuição da Coca-Cola nos Estados Unidos.

Quando os Estados Unidos entraram na Primeira Guerra Mundial, a Coca-Cola já tinha se tornado a maior consumidora de açúcar do mundo para a fabricação de seus produtos. Com a guerra, começou a ter racionamento, colocando em perigo os negócios da companhia.

1923 – Com o final da Primeira Guerra Mundial, houve a recessão que quase faliu com a companhia , este fato fez o conselho que comandava a The Coca-Cola Company escolhesse um novo presidente, sendo eleito Robert Woodruff nota 2 , o mesmo dirigiria a companhia pelos próximos 60 anos.

1929 – A Coca-Cola lança uma caixa de metal, que a conservava gelada nos postos de vendas, chamado de “open-top cooler”.

1931 – A Coca-Cola encomenda uma série de quadros a Haddom Sundblom, representando a imagem do Papai Noel, para uso em publicidade. A figura acaba tornando-se a identidade do Papai Noel. Mas, em 1927 os mesmos traços já haviam sido utilizados no jornal New York Time.


1921 a 1940

Quando os Estados Unidos entraram na Segunda Guerra Mundial, a Coca-Cola desenvolveu "fábricas" móveis que foram enviadas para as frentes de batalha junto com técnicos da empresa, que garantiam a produção e a distribuição da bebida para os soldados, fato este aprovado pelo então general Dwight D. Eisenhower das Forças Armadas dos Estados Unidos. A empresa conseguiu na época uma autorização excepcional de Washington.

Apesar dos custos de produção na frente de batalha serem elevados, a companhia decidiu arcar com os mesmos, numa tática de marketing, vendendo o refrigerante pelo mesmo preço praticado nos Estados Unidos. Durante o período de guerra, 64 instalações de engarrafamento foram criadas para abastecer as tropas que estavam fora dos Estados Unidos.

Este fato ajudou a abrir caminho para a internacionalização da Coca-Cola, que, durante e após a guerra acabou sendo licenciada nos diversos países em que acompanhou o exército americano, incluindo o Brasil.

Tendo em vista a sua associação com os produtos americanos, o refrigerante acabou exercendo o papel de um símbolo patriótico. A popularidade da bebida aumentou bastante no pós-guerra, quando
os soldados voltaram fazendo propaganda do refrigerante.

1928 -Fernando Pessoa escreveu o slogan de lançamento da Coca-Cola: "Primeiro, estranha-se. Depois, entranha-se". A Coca-Cola viria a ser interditada pelas autoridades, por, alegadamente, se tratar de um produto susceptível de criar habituação.


O diretor de Saúde de Lisboa - Ricardo Jorge - mandou apreender o produto existente no mercado e deitá-lo ao mar. Ricardo Jorge justificava o seu entendimento argumentando que se do produto faz parte a coca, da qual é extraído um estupefaciente, a cocaína, a mercadoria não podia ser vendida ao público, para não intoxicar ninguém; mas se o produto não tem coca, então anunciá-lo com esse nome para o vender seria burla, o que igualmente justificava que ele não fosse permitido no mercado.

Perante o «slogan» de Fernando Pessoa, o médico entendia que ele era o próprio reconhecimento da toxicidade do produto, pois que, se primeiro se estranhava e depois se entranhava, isso é precisamente o que sucede com os estupefacientes que, embora tomados a primeira vez com estranheza, o paciente acaba por adquirir a sua habituação.

1953 – A cantora Amália Rodrigues apresentou-se no programa de televisão “Coca-Cola Time” comandado por Eddie Fisher, interpretando a canção “April in Portugal”, tornando o estilo fadista conhecido internacionalmente.

1977 – No dia 4 de Julho a Coca-Cola entra oficialmente em Portugal, a bebida era proibida até 1974
.
2007 – Coca-Cola comemorou os 30 anos no país com desfile em Lisboa.

2011 – Coca-Cola apoia o Instituto da Felicidade.


Ingredientes

O refrigerante Coca-Cola normal tem como ingredientes, aromatizantes naturais, água gaseificada, açúcar, cafeína, extrato de Noz de cola, corante caramelo IV, acidulante Ácido Fosfórico (INS 338). É um produto não alcoólico, sem glúten e não contém quantidades significativas de proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans e fibras alimentares.

A fórmula exata da Coca-Cola é um segredo industrial, e nem sequer são conhecidas quais as matérias-primas usadas. Segundo a revista Veja “a Coca-Cola mantém equipes de degustadores que retiram de quinze em quinze minutos garrafas de refrigerante da linha de produção para beber um gole e checar se o sabor está de acordo com as especificações da bebida”.

A Coca-Cola contém um ingrediente que, em alta dosagem, é potencialmente cancerígeno - ao menos em ratos. A empresa informou que solicitou aos fabricantes do corante de caramelo que modificassem o processo de fabricação para evitar problemas - um deles seria a obrigação de que suas embalagens viessem com um alerta de risco de câncer. O corante possui sulfito de amônia (4-metilimizadol ou 4-MEI).Entretanto, a informação sobre o risco de câncer desse ingrediente da Coca-Cola ainda não consta nas embalagens


Modelo de produção e embalagens


A produção e a distribuição da Coca-Cola seguem o modelo de franchising. A The Coca-Cola Company produz o concentrado de xarope, que é vendido às empresas engarrafadoras franqueadas do mundo inteiro.

A produção da Coca-Cola é realizada através da mistura do concentrado de xarope com água gaseificada filtrada. Passa-se ao engarrafamento e posteriormente, à venda e distribuição para o varejo.

A Coca-Cola é comercializada no Brasil em:

Embalagens de vidro de 200 ml, 290 ml, 297 ml, 350 ml, 500 ml, 600 ml, 1 Litro e 1,25 Litro.
Garrafas Pet de 400 ml, 500 ml, 600 ml, 1 Litro, 1,25 Litro, 1,5 Litro, 1,75 Litro, 2 Litros, 2,25 Litros, 2,5 Litros, 3 Litros e 3,3 Litros.
Latas de alumínio de 250 ml, 350 ml e 470 ml.
Copos “Post Mix” de 300 ml, 500 ml e 700 ml.

Variantes

A Coca-Cola iniciou a inclusão de produtos variantes da década de 1980. Desde então, várias versões chegaram ao mercado. No Brasil, poucos foram os lançamentos, que incluem a Coca-Cola Light, Diet, Zero e Light Lemon.

No mundo todo, circularam as seguintes variantes, sendo que algumas foram lançadas como edições limitadas.

Black Cherry Vanilla Coke – Com essências de café, cereja e baunilha. (Lanç. 2006).

Black Cherry Vanilla Coke Diet – Versão Diet. (Lanç. 2006).

Coca-Cola Free Caffeine Diet – a versão diet sem cafeína. (Lanç. 1983).

Coca-Cola Free Caffeine – a versão sem cafeína. (Lanç. 1983).

Cherry Coke – sabor de cereja, sendo o primeiro refrigerante da linha Coca-Cola com sabor (Lanç. 1985).

Coca-Cola (with Lime) – a versão original com um toque de lima. (Lanç. 2005).

Coca-Cola Blak – Possui essência de café e 45 calorias. (Lanç. 2006).

Coca-Cola C2 – uma nova versão com metade dos carboidratos, açúcar e calorias da versão normal. (Lanç. 2004).

Coca-Cola Citra – refrigerante misturado com limão e lima, disponível somente no Japão, Nova Zelândia, México, Bósnia e Herzegovina. (Lanç. 2006).

Coca-Cola Light Sango – Linha Diet com sabor de laranja. (Lanç. 2005).

Coca-Cola Orange – com sabor de laranja. (Lanç. 2007).

Coca-Cola Raspberry – com sabor de framboesa. (Lanç. 2005).

Coca-Cola Zero – versão sem açúcar. (Lanç. 2005).

Diet Coke – (Lanç. 1982).

Diet Coke (with Splenda) – refrigerante adoçado com Splenda nota 4 , (Lanç. 2005).

Diet Coke Cherry – a versão diet. (Lanç. 1986).

Diet Coke Lime – versão do refrigerante light misturado com o sabor lima, introduzido para tentar barrar o grande avanço da rival Pepsi Twist. (Lanç. 2004).

Diet Coke Plus – versão diet com vitaminas (B6 e B12) e minerais (magnésio e zinco). (Lanç. 2007).

Diet Coke With Lemon – refrigerante com um toque especial de limão. (Lanç. 2001).

Coca-Cola Diet Vanilla – A versão diet. (Lanç. 2002).

Coca-Cola Vanilla – sabor de baunilha. (Lanç. 2002).


Publicidade Coca Cola

A publicidade da Coca-Cola tem tido um impacto significativo na divulgação da cultura norte-
americana, sendo freqüentemente creditada à bebida a "invenção" da imagem moderna do Papai Noel (português brasileiro) ou Pai Natal (português europeu) como um homem idoso em roupas vermelhas e brancas, justamente as cores da Coca-Cola.

Apesar disso, a companhia começou a promover esta imagem de Papai Noel somente na década de 1930, nas suas campanhas de inverno, mas a imagem do Papai Noel, com os mesmos traços já havia sido publicada num artigo do “New York Times” em 1927, sem os créditos da Coca-Cola.

A Coca-Cola tem sido destaque em inúmeros filmes e programas de televisão. Desde a sua criação, permanece como um dos elementos mais importantes da cultura popular, principalmente no mundo ocidental.

A bebida foi um elemento importante da trama de filmes como One, Two, Three, The Coca-Cola Kid e de Os Deuses Devem Estar Loucos, entre muitos outros. Nas músicas "Come Together", dos Beatles, e "All Summer Long", dos The Beach Boys também há referências sobre o refrigerante.

Além disso, o artista mais vendido de todos os tempos e em todo o mundo ícone cultural,Elvis Presley, promoveu a Coca-Cola durante sua última turnê de 1977. A The Coca- Cola Company usou a imagem de Elvis para promover o produto. A empresa, por exemplo, utilizou uma canção executada por Presley, "A Little Less Conversation", em um comercial japonês da Coca-Cola.

Outros artistas que promoveram Coca-Cola incluem David Bowie, George Michael, Elton John e Whitney Houston, entre muitos outros.

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