PROMOTOR DE VENDAS.




 Olá hoje iremos falar do promotor de vendas que sem dúvida nenhuma é de grande valor para uma empresa mas que infelismente é pouco divulgado.Esse grande profissional é contratado pelas indústrias para tornar o produto mais atraente, nas lojas e supermercados. Uma atividade boa para quem busca o primeiro emprego, já que não é preciso ter experiência
.O cliente tem sempre razão e para estes profissionais, a palavra dele é uma ordem.
Assim, se tem a garantia de que seu produto vai estar sempre bem exposto, vai estar limpo no ponto de venda, vai estar com o preço adequado, vai estar sempre no posicionamento ideal pra empresa.
A boa comunicação, habilidade e criatividade na hora de expor um produto no PDV são apenas algumas das boas características de um profissional de merchandising.


 

O promotor de vendas atua principalmente em lojas de varejo, apresentando os produtos da maneira atrativa possível. Além disso, muitas vezes exerce a função de abordar e explicar ao seu público-alvo as características e benefícios dos produtos sob sua responsabilidade,para isso recebe um treinamento.

Outros espaços comuns de atuação do promotor de vendas são as feiras e os eventos que podem ocorrer tanto em grandes centros de convenção como em shopping centers.
É possível para um promotor de vendas, com investimento em seu desenvolvimento profissional, traçar um plano de carreira visando alçar posições como assistente de marketing, assistente de vendas,vendas, consultor de vendas, podendo chegar a funções gerenciais.

Panorama de mercado

Atualmente, trava-se uma verdadeira batalha nos pontos de venda pela atenção e preferência do consumidor. As marcas disputam espaço na tentativa de serem preferidas no momento da compra. Os fabricantes de produtos veem-se obrigados a utilizar outras estratégias, além da simples disposição de suas mercadorias em gôndolas e prateleiras.

É neste cenário que ganha importância à figura do promotor de vendas, responsabilizando- se pelo “corpo a corpo” com o consumidor em lojas de varejo, feiras promocionais ou outros locais que exijam a apresentação profissional de produtos e serviços, seja por meio da comunicação oral, seja da arrumação física, utilizando conceitos da decoração e do visual merchandising.
Outro ponto relevante no atual contexto mercadológico é o fato de as grandes empresas, principalmente as do varejo, terem transferido ao fabricante a responsabilidade da divulgação e organização de seus produtos no ponto de venda, passando muitas vezes para o promotor também a incumbência de vender, exigindo-lhe habilidades no uso de técnicas de vendas e conhecimentos sobre a logística interna da loja.
O promotor é sem duvida uma das ferramentas mais importantes da indústria e do varejo é por isso que nós da COCA COLA FEMSA BRASIL estamos nos empenhando a cada dia não só em divulgar e informar sobre esse profissional, mas também em desenvolver novas ferramentas e técnicas para valorizar ainda mais o trabalho do promotor de vendas.



Infelismente tem alguns que acham que o produto dentro do mercado é somente de responsabilidade do promotor e deixa as vezes as gondolas e geladeiras vazias para que o dia que o promotor ir na loja o faça isso é uma ignorância  e uma falta de respeito para com esse profissional que na realidade a função e de ajudar somar com o ponto de venda e vender o produto.

Mas tenho certeza que um dia tudo isso irá mudar.

Um comentário:

  1. Eu por ser promotora e estar passando pelo processo seletivo por uma vaga na Coca. Fiquei bastante feliz em ver este ponto de vista da empresa para com nosso trabalho.Pq em campo realmente acontece isso porem a maioria das empresas nao tem estao visao. Obrigada Femsa por valorizar e compreender nosso trabalho no dia a dia😊

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